logo

ENGLISH

apresentação

Organização:
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP)


Concepção e coordenação:
Fernando José Pereira e Miguel Leal (FBAUP)


Comissão Científica:
Bernardo Pinto de Almeida - UP (PT)
Laura Baigorri – U. Barcelona (SP)
Andreas Broeckmann U – Centre for Art and Creativity, Dortmund (D)
Rachel Haidu – U. Rochester (US)
José Bragança de Miranda – UNL (PT)
Luis Castro Nogueira – UNED – Madrid (SP)


A primeira edição da conferência internacional "UNNEEDED CONVERSATIONS - Theory and Practice of Art" terá lugar em Maio de 2010 na cidade do Porto, Portugal. Organizada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), esta conferência pretende estabelecer, através de uma série de intervenções de âmbito interdisciplinar, uma plataforma intelectual para a discussão da fluidez da prática artística contemporânea. Baseada numa escola de artes que faz parte de uma grande universidade, UNNEEDED CONVERSATIONS também a intenção de servir eixo de conexão entre diferentes contextos, interligando e misturando vários formatos e abordagens.

A edição de 2010 de UNNEEDED CONVERSATIONS terá três tópicos principais de discussão — UNTANGLE: The Future Past of Media Art; UNSUSPICIOUS: The Politics of Aesthetics; UNCUT: Time-Based Art — que se encontram no centro das problemáticas actuais da prática artística. Ao mesmo tempo, esses tópicos são também lançados à discussão com o intuito de contribuírem para a definição conceptual do ramo multimédia/intermédia recentemente constituído nos cursos da FBAUP.

As conferências terão lugar num antigo cinema do centro da cidade do Porto (Cinema Passos Manuel), apenas 5 minutos a pé da Faculdade de Belas Artes, e serão divididas em duas categorias: Talks and Conversations. As primeiras — um formato de certo modo mais convencional – terão lugar durante a tarde e as Conversations — um formato mais híbrido — decorrerão ao princípio da noite.

Está previsto um programa paralelo que incluirá exposições, workshops, screenings ou concertos em diferentes locais no centro da cidade e na FBAUP.

Após a conferência será publicado um livro — UNNEEDED TEXTS | Vol. one — que reunirá os textos das comunicações apresentadas assim como outra documentação relevante sobre o evento. Neste âmbito está previsto um open call for papers que se destinam a integrar esta publicação. Os textos serão seleccionados através do método blind-peer review por um painel internacional de especialistas na área. O livro será publicado integralmente em inglês e terá uma versão e-book.