logo

ENGLISH

14 de Maio

António Olaio (PT)

Universidade de Coimbra

Artista, performer, músico (entre 1987 e 1992 com o grupo Repórter Estrábico e, desde 1995, com o músico João Taborda). Lecciona no curso de arquitectura da Universidade de Coimbra. Exposições mais recentes: 2009 – La prospettiva, Mario Mauroner, Viena; Brrrrain, Culturgest, Lisboa ; Crying my brains out”, Filomena Soares, Lisbon ; 2007 - I think differently now that I can paint, Centro Cultural Vila Flôr, Guimarães ; 2006 - Under the stars, ZDB, Lisboa ; 2005 Pictures are not movies, Filomena Soares, Lisbon ; 2004 - 40 years in a plane – Kenny Schachter conTEMPorary, New York. I’m growing heads in my head, Círculo de Artes Plásticas of Coimbra ; 2003 You are what you eat, Centro Cultural Andratx, Palma de Maiorca, 2002 - Telepathic agriculture, Galerie Schuster, Berlin and Frankfurt.


RESUMO

BROADCASTING MY SONGS


Broadcasting my songs é o título de 2 telas que fiz em 2009, cujo jogo conceptual remete obviamente para as canções que faço (com o músico João Taborda) e que utilizo frequentemente nos meus vídeos. Para além desta referência mais óbvia, a ideia de comunicação, aqui, falhada ou não, sublinha o sentido performático no meu trabalho. De facto, se quiser encontrar um denominador comum no que faço, é sempre a performance o principal catalisador, a causa mas também o efeito.

Num percurso pelo meu trabalho, a ideia de um artista plástico que procura a eficácia do espectáculo é dominante. Agora as canções têm a capacidade de síntese num jogo de apropriação de veículos da cultura pop. Os vídeos surgem assim como se fossem videoclips. Serão video-art, mas são sobretudo performance. Assumindo por vezes o traje talar de professor de Coimbra, passados mais de 20 anos desde as primeiras performances em cuecas dos anos 80, agora encontro novamente uma farda, que já será interessante como traje, não só no que os trajes têm de uniformizador, como também nas suas potencialidades simbólicas.


13/14

seguinte: → Paulo Mendes (PT)

anterior: ← Miguel von Hafe Pérez (SP/PT)